cidadania

Árbitra arrecada mais de 70 pares de chuteiras para atletas sem condições financeiras

Fotos: Renan Mattos (Diário)
Árbitra de futsal e de handebol, Tatiane Dias arrecada materiais para atletas que não têm recursos para adquiri-los. Recentemente, ela foi homenageada na Câmara de Vereadores de Santa Maria

Por acreditar na disciplina e nos valores apresentados pelo esporte, a árbitra esportiva Tatiane Dias, 40 anos, mais conhecida como Thaty, não mediu esforços para criar, em dezembro de 2017, o projeto Chuteiras do Bem. A iniciativa tem como objetivo arrecadar chuteiras e material esportivo, novo ou seminovo, para doar a atletas amadores que não dispõem de recursos para comprá-los. Thaty orgulha-se de ter arrecadado de 70 a 80 pares de chuteira, número comemorado às vèsperas de o projeto completar um ano.

- Quero que nosso projeto atravesse gerações. O projeto funciona por meio de voluntários que destinam chuteiras novas ou seminovas em bom estado. No início, arrecadamos 125 pares de calçados, mas boa parte não aproveitamos. Antes de doar, é importante verificar o estado do material - explica.

INSPIRAÇÃO

Parte da motivação para o voluntariado, Thaty encontra na dedicação do filho Rhuan, 16 anos, que atua na equipe juvenil do Inter-SM. Para incentivar os sonhos esportivos do herdeiro, ela também não media esforços. Tatiane comenta que, pelo esporte, todo empenho vale à pena . Em outubro, a voluntária foi presenteada com o título do Estadual Juvenil B, conquistado pelo sub-17 do Inter-SM, time de Rhuan:

- Nunca pensei que fossemos expandir tanto. Certa vez, conseguimos uma chuteira para que um menino pudesse participar dos Jogos Escolares de Santa Maria (Jesma). Nossa recompensa? Ele foi artilheiro de uma das categorias. A esportista não mede esforços para buscar contribuições. Nas redes sociais ou pessoalmente, ela reforça pedidos e busca doações para que ninguém fique sem jogar.

Luta por reconhecimento e direitos dos negros tem um longo caminho pela frente, dizem especialistas

A árbitra, que atua pela Federação Gaúcha de Handebol (FGHb) e Federação Gaúcha de Futebol de Salão (FGFS), foi homenageada em 13 de novembro pela Câmara de Vereadores de Santa Maria. Por conta da atuação social, ela recebeu uma moção honrosa ao lado de jovens atletas. Além disso, Thaty recebeu o convite para ser madrinha do projeto Maestro da Bola, que irá arrecadar, no fim do ano, materiais escolares na cidade.

- As pessoas estão carentes de solidariedade. Se cada um estender as mãos, podemos fazer diferença. O que tento ensinar para o meu filho é o respeito. Assim, faço minha parte como mãe e voluntária. Ser voluntariado é ser mais do que você pode ser. É do coração e não somente da carteira - reflete.

TORCIDA

Nos corredores do Estádio Presidente Vargas, Thaty é cercada de prestígio devido às constantes colaborações. Além de colaborar em várias demandas no intervalo dos jogos, ela orienta crianças que entram em campo com os jogadores do Inter-SM. Assessora de imprensa do Inter-SM e jornalista, Renata Medina elogia a atuação da colega:

- Ela é exemplo, não somente na área esportiva, mas como um ser humano iluminado. O Chuteiras do Bem é um projeto incrível, que mantém vivo o sonho de crianças por meio do esporte. Gostaria que o mundo tivesse mais pessoas como Tatiane, dispostas a plantar o bem.

Voluntária dá aulas de artesanato para pessoas em situação de vulnerabilidade

Foi nas quadras esportivas de Santa Maria que o empresário Diego Rodrigues, 28, conheceu a então treinadora de futsal Tatiane Dias. Ele diz que Thaty é uma voluntária fora do comum, a ponto de tirar de si para ajudar os outros:

- Ela é alegre, inteligente, batalhadora, corajosa e transparente. O projeto tem alcançado muitas filhas. Com as doações, pequenos atletas podem dar os primeiros passos em campo.

GRATIDÃO

Atleta do time juvenil do Inter-SM, o goleiro Matheus Almeida Soares, 17, precisava de um par de luvas para poder jogar. Auxiliado por Thaty, conseguiu as luvas e um título do Estadual:

- Thaty é referência de quem sempre pensa em ajudar o próximo. Sem dúvidas, ela é um dos maiores exemplos de solidariedade em Santa Maria. O projeto tenta ao máximo dar aos jovens maiores chances de realizar sonhos dentro do esporte. O Chuteiras do Bem é muito importante para nós.

COMO AJUDAR

É possível contribuir com doações de chuteiras de futebol, futebol sete e futsal para o projeto Chuteiras do Bem. Além disso, Thaty aceita tênis esportivos, luvas de goleiro e caneleiras, entre outros materiais de treino. A única exigência é que as peças estejam em bom estado. Para ajudar, é preciso entrar em contato com Thaty pelo (55) 99115-0323, ou por meio da página Chuteiras do Bem, no Facebook.

*Colaborou Lorenzo Seixas

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Santa Maria vai ter o 1º Campeonato Estadual de Taco neste fim de semana Anterior

Santa Maria vai ter o 1º Campeonato Estadual de Taco neste fim de semana

Santa Maria e mais quatro cidades da região estão no itinerário da Maria Fumaça de Natal Próximo

Santa Maria e mais quatro cidades da região estão no itinerário da Maria Fumaça de Natal

Geral